Você sabe o que é Cronograma Capilar?

Já está bem popular entre as mulheres o termo “Cronograma Capilar”, mas você sabe o que é e como funciona? Pois bem, vamos explicar nos mínimos detalhes:

O que é cronograma capilar

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que você deve adotar em relação ao seu cabelo. São três estágios que devem ser seguidos para os seus cabelos cresceram fortes e saudáveis, ou na recuperação dos fios que sofreram danos causados por elementos químicos.

O cronograma serve para reverter os efeitos de muitas práticas errôneas e trazer o brilho dos fios. Além disso, se os danos causados foram resultantes de má alimentação, uma dieta mais saudável deve ser incorporada. Se os danos têm origem em poluentes ambientais, algumas decisões deverão ser adotadas. Se os danos foram causados pelo uso excessivo de álcool e cigarros, algumas escolhas deverão ser feitas.

cronograma capilar

Os três elementos do Cronograma Capilar.

O tripé de sustentação dos benefícios do cronograma está bem definido em seus pilares: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.

Hidratação: Como o próprio nome sugere, é o estágio que restaura os líquidos perdidos pelos fios de cabelo. Se sentir que seu cabelo é seco, com pontas duplas, este é o estágio que você deve focar mais em sua prática. Invista em máscaras de hidratação que tenham aloe vera em sua composição, além de D-pantenol e glicerina.

Nutrição: Se os seus fios de cabelo estão mais secos do que o normal, com excesso de frizz e fracos, você deveria definitivamente focar neste estágio do cronograma capilar. Invista em tratamentos com 100% de óleos vegetais, como coco, castor ou de rícino.

Reconstrução: Este estágio consiste na substituição da massa perdida dos seus cabelos (resultante de químicos e clareamentos). Portanto, se os fios estão finos, quebradiços e porosos (cutículas abertas), você deveria focar neste estágio. Invista em máscaras que contêm aminoácidos como a queratina. Vale a pena lembrar que este estágio é o último do cronograma, portanto deverá sempre fazer a hidratação e a nutrição antes de realizar o estágio da reconstrução.

Mas como saber do que precisa?

Se não puder reconhecer o que seu fio de cabelo está precisando, existe um teste muito simples que vai ajudar muito. É o teste de porosidade dos fios. Para isso é necessário uma xícara, de preferência de vidro, com água filtrada e um fio do seu cabelo, após ser lavado com shampoo. Se estiver com creme e condicionador, espere até que seque. Pode até ser um fio que ficou no pente após os cabelos serem penteados.

Coloque o fio no copo com água e aguarde de 20 a 25 minutos. Este teste vai determinar qual a etapa do cronograma você terá que se dedicar mais.

Recomendações finais:

Para um efeito duradouro e saudável dos fios do seu cabelo, é possível manter um nível constante com testes semanais da porosidade dos fios. Os elementos externos podem ter efeitos devastadores na saúde dos seus fios. Portanto, lave bem os cabelos sempre que quiser aferir o estágio de cuidados.

O cronograma capilar é uma maneira prática de orientar e minimizar o trabalho de erros e acertos com os cuidados aos seus cabelos. Contudo, lembre-se que fatores hormonais também influenciam a aparência dos fios em determinadas épocas.

Adote uma dieta alimentar rica em frutas e vegetais. Os antioxidantes são excelentes para a oxigenação da corrente sanguínea que promove o crescimento de fios mais fortes, além de dar brilho e maciez. Evite alimentos gordurosos e químicos e durma sempre uma boa noite de sono. Elimine os vícios nefastos da sua vida e tente minimizar os níveis de estresse.

Uma vida mais feliz é refletida nos cabelos mais sedosos!

Deixe uma resposta