As calças flare estão de volta… Em grande estilo e elegância!

Nos últimos anos, alguns designers de moda dizem que as calças flare, ou “boca-de-sino”, como muitos de nós conhecemos, estão voltando. Elas representavam a moda oficial dos anos 70. Desde os jovens até executivos com ternos arrojados usavam calças boca-de-sino em seu figurino diário.

As grandes bandas de rock, os grupos mais famosos, artistas de cinema e o público em geral, todos abraçaram a moda das calças flare. As mulheres exibiam as formas mais delineadas dos quadris, mas expandiam os limites no diâmetro das flares nas partes inferiores das calças.

Um pouco de história…

Apesar da fama nos anos 70, estas calças na realidade foram inventadas bem antes disso. Os marinheiros Americanos foram os primeiros a adotar as calças de boca-de-sino no século 19. Acredita-se que isso aconteceu por motivos práticos. Era mais fácil içar pelas calças um homem que caia no mar, ou até mesmo remover as calças quando estivessem molhadas. Algumas fotos de 1894 mostram marinheiros usando calças flare como parte do uniforme oficial.

Em meados dos anos 60, alguns grupos de rock famosos já faziam tentativas de mudar o figurino do antigo cano justo dos tempos de Elvis, para bocas mais amplas do tipo “sino” nas calças que usavam.

Após o auge da moda dos anos 70, em meados dos anos 80 a moda já havia desaparecido e, foi somente no final dos anos 90 que tentaram novamente trazer à vida as calças boca-de-sino, sem muito sucesso. Até agora!

calcas flare

Os looks mais interessantes…

Uma calça flare jeans é parte integrante de um look sexy e despojado quando combinada com um par de tênis e uma blusa rendada, por exemplo. Um detalhe importante que pode fazer muita diferença: a barra da calça boca-de-sino não deve ser curta, acima do tênis, e nem muito baixa, arrastando pelo chão.

Outras calças flare podem ser combinadas com uma blusa básica e um terninho, mas observe que a parte superior deve ser ajustada ao seu corpo para não deixar o figurino deformado. Este pode ser um look ideal para executivas, secretárias e saídas noturnas.

As calças flare em jeans, por exemplo, podem ser usadas com salto alto, rasteiras, sandálias, botas, tênis. Algumas pessoas usam até com chinelos de dedo. A composição ideal de um look é a combinação dos fatores de comprimento da barra da calça, com ajuste da cintura e os quadris em perfeita harmonia.

Uma observação importante é de que as flares já são chamativas o suficiente, portanto cuidado ao compor um top que seja muito vibrante, do tipo muito listrado, xadrez ou padrões berrantes de cores. Use o bom senso e experimente com várias opções. Cores neutras, listras discretas e padrões simples são os ideais em um look de jeans boca de sino para o dia-a-dia.

Outra questão interessante é a altura da cintura das calças flare. Acompanhando a tendência dos anos 70, algumas pessoas ainda insistem em cinturas baixas, outras, adotam um modelo com cintura mais alta. Entretanto, uma calça boca-de-sino com cintura muito alta pode não ser um look muito atraente. O bom senso e a sua própria estatura podem orientar na altura ideal da cintura da calça.

Nos meses mais frios, as calças flare podem fazer parte de um look confortável quando usadas com blusas de flanela ou lã e um casaco mais pesado e mais longo. O ponto principal a ser levado em consideração é o conforto do caimento. Uma calça flare deve ser confortável na cintura, na altura da barra, no gancho e nas pernas.

O uso de cinto com a calça é opcional. Pode compor o figurino e deixar a cintura mais fina. Até cintas modeladoras podem ser usadas com calças flare.

Volte aos anos 70 e inclua uma calça boca-de-sino no seu guarda roupa!

Deixe uma resposta